A linguagem diferencia o homem
464 palavras
2 páginas
Texto l : Por causa da linguagem o homem é diferente do animal. Em que medida? Através da palavra o homem pôde despreeder-se de seu meio ambiente imediato, tomando consciência de espaços não acessíveis aos seus sentidos, ou seja a palavra traz-me à consiência regiões não alcançáveis pelos meus sentidos aqui e agora. O animal não pode fazer isto, ele está irremediavelmente preso aos seus sentidos sua consciência animal não vai além daquilo que seus órgãos dos sentidos trazem até ele. Está indissoluvelmente ligado ao aqui. Por isso que o animal possui um meio ambiente, enquanto o homem vive no mundo. Pela palavra o homem criou também o tempo, ou a consciência dele podendo pensar no seu passado e no de toda a espécie humana, pode ainda com a palavra planejar seu futuro. Já o animal não pois vive num presente imutável, fixo , não há projetos para o futuro nem interpretações do passado. O meio simbólico criado pela linguagem humana, linguagem que capacita o homem a proferi o seu eu é a diferença entre homem e animal.
Texto ll : O que é menoridade para Kant e quais são suas causas principais? Kant define a menoridade como a INCAPACIDADE do homem de fazer uso do seu próprio entendimento. Segundo esse pensador o homem é RESPONSÁVEL por sua saída de menoridade. A permanência do homem na menoridade se deve ao fato dele não OUSAR PENSAR. A COVARDIA e a PREGUIÇA são as causas que levam os homens a permanecer na menoridade. Um outro motivo é o COMODISMO. É bastante cômodo permanecer na área de conforto. É cômodo que existam pessoas e objetos que façam tudo e tomem decisões em nosso lugar. Os homens quando permanecem na menoridade, são incapazes de fazer uso das próprias pernas, são incapazes de tomar suas próprias decisões e fazer suas próprias escolhas.
Texto lll : Onde estamos quando ouvimos música? Trazemos conosco toda a música: ela repousa nas camadas mais profundas da recordação. Todo o musical pertence à reminiscência.