Aplicablidade da teoria comportamental dentro das empresas

547 palavras 3 páginas
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando: Introdução à filosofia. Moderna, São Paulo, 3 ed. Revista, p. 22-24, 2003.
NATUREZA E CULTURA
Sempre houve discussões a respeito das diferenças entre homens e animais, muitas vezes surpreendidos pelo comportamento parecido com o humano como o dos macacos ou por estórias infantis que dão características humanas como fala para determinados animais .
Existem relatos interessantes de pessoas que foram criados por animais e que com a convivência com eles acabaram por aprender suas características próprias, e agir diferente da postura humana, como a história das duas mínimas encontradas na índia em 1920 que teriam vivido como os lobos e elas não choravam, não sorriam, enfim não expressavam nenhuma característica humana.
A história de Hellen Keller (1880-1968) nos estados unidos onde ela viveu como um animal ate sete anos da sua vida, pois Havia nascida sega e surda, mas havia desenvolvido todas as habilidades humanas inclusive tornando-se conferencista. Isso colocou a ideia do que nos diferencia dos animais?.
Espécies como aranhas e vespas estão nos mais níveis baixos de escala zoológica de desenvolvimento, esse animais agem pela a ação e instintiva que é invariável de individuo para individuo eles não possuem atitudes que se adequem a situação, relacionando primeiro o pensamento antes da execução do ato que é chamado de “consciente finalidade”.
Entretanto mamíferos que já estão no topo da escala zoológica de desenvolvimento já se diferencia do comportamento através de atos instintivos como por exemplo os macacos que foram observados pelo psicólogo getaltista Wolfgang köhler onde em vários experimentos um dos animais conseguiu a proeza de encaixar vários bambus para pegar um alimento, mais essa inteligência que é chamada de inteligência concreta não da ao macaco a possibilidade de aperfeiçoar o instrumento de trabalho de inventar o seu próprio instrumento.
Contudo o homem possui a capacidade de transformações

Relacionados

  • pedagogia
    5327 palavras | 22 páginas
  • Administração
    95519 palavras | 383 páginas