Filosofia, comunicaçao e ética
Ex.1- O que mudaria na frase (O coração tem razões que a própria razão desconhece) se razões fosse substituída por razão?
R.- No caso a palavra razões são os motivos do coração enquanto que razão é o nome que damos à consciência intelectual e moral. Se a palavra razão fosse colocada no lugar da palavra razões, talvez fosse possível imaginar que quisesse dizer que o coração teria um motivo profundo, especial, único que a própria razão desconhecesse.
Ex. 2- Relacione as charges de acordo com os conteúdos estudados e incompreensão humana.
R. – A linguagem signos ou sinais usados para indicar coisas, para a comunicação entre as pessoas e para a expressão de ideias, valores e sentimentos. Para que possamos entender o outro precisamos falar a mesma língua.
Ex. 3 – Como podemos entender a importância da linguagem para a espécie humana?
R. – A linguagem diferencia o Homem dos outros animais porque ela o torna um “animal político”, isto é, um ser social e cívico. Possuidor da palavra pode exprimir o bom e o mau, o justo e o injusto. Logo, a linguagem é a forma propriamente humana da comunicação, da relação com o mundo e com os outros.
Ex.4 - De acordo com os conteúdos estudados sobre linguagem, responda: A linguagem é natural aos homens (existe por natureza) ou é uma convenção social? O que diferencia a comunicação humana da comunicação animal?
R.- A linguagem, capacidade de expressão, é natural. Os humanos nascem com uma aparelhagem física, anatômica, nervosa e cerebral que lhes permite expressarem-se pela palavra. Mas, as línguas são convencionais. Elas surgem de condições históricas, geográficas, econômicas e políticas determinadas. São fatos culturais. Já os animais possuem voz que exprimem somente dor e prazer.
Ex. 5- O caso da americana Helen Keller é emblemático na condição de tornar-se humano. Com poucos meses de vida ficou cega, surda e consequentemente, muda, mesmo vivendo entre seus familiares a