Heteronormatividade
CADEIRA: Psicologia da cultura e formação Humana
1º Semestre do 1º Ciclo de Psicologia
Docente Professora Dra. Maria Franco
Comportamentos sexuais
Género-Orientação- sexualidade-heteronormatividade-diversidade.
Discente: Mamlio Martinez
Docentes: Professora Dra. Maria Franco Professor Dr. Joaquim Pinheiro
1.-INTRODUÇÃO
Num contexto mundial, embora tenha apresentado mudanças positivas nas últimas décadas, está atualmente marcado por significantes problemáticas com alguns conceitos de sempre e direitos fundamentais, muitos dos quais contraposta aos princípios básicos da liberdade, da igualdade e da dignidade humana.
No último seculo, passamos uma terrível fase negra onde ficou suspenso o sonho de muitos, de serem pessoas livres convivendo em harmonia em democracias políticas num tom comum.
Os movimentos libertários de todos estes tempos, trouxeram-nos muito desenvolvimento social. Ganhamos com eles e por eles os direitos civis da mulher, a exigência da virgindade da mulher tabu, social na década de 1950, simplesmente deixou de existir. Os vínculos do casal que por muitos tempos foram vitalícios deixaram de ter esse peso dando a liberdade do desejo de cada um permanecer no vínculo se assim quiserem. A mulher separada deixou de ser uma mulher suspeita.
O movimentos dos homossexuais por direito social reivindicaram, antes de mais nada, o respeito social como homens e mulheres cuja orientação sexual os vinha transformando em párias aos olhos dos demais. Como tal poderiam e podem ser objetos de ridicularização, pois, ao se sentirem humilhados, experimentavam a humilhação da sua condição natural, durante muito tempo foram e são mesmo criminalizados e em estados comunistas e teocráticos, presos e assassinados.
Por aí vão surgindo ideias modernistas de que tudo é mais simples do que parece, onde é evidente que existem fissuras que a ciência e a física desde as primeiras décadas tem-nos