Folheto de integração
O dietista pode participar no desenvolvimento de novos produtos alimentares, em equipa, devendo ser capaz de identificar problemas/oportunidades, definir e analisar esses mesmos problemas/necessidades, criar soluções, avaliar as várias opiniões e também tomar decisões. O dietista tem assim um papel de destaque, interagindo com um vasto mercado e com o desenvolvimento científico e tecnológico, através da concepção de novos produtos alimentares e também da reformulação de produtos correntes.
Unidade Curricular “Integração Profissional em Dietética” Docente: Dra. Helena Loureiro
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra
O Dietista
Na investigação e inovação
Trabalho realizado por:
Bruno Simões nº 201200265 Mafalda Cardoso nº 201200293 Pedro Melo nº 20120006 Rita Melo nª 201200342
de novos produtos
Dietética e Nutrição 2012/2013 1º Ano/I Semestre
Dietista: a profissão
O profissional da área de estudo de dietética e nutrição, foi reconhecido oficialmente em 1938, com um grau de Licenciatura e que aplica e desenvolve conhecimentos nessas mesmas áreas. O seu principal objectivo consiste na aplicação das ciências da nutrição no tratamento de doenças e promoção de saúde.
Quais as áreas em que pode intervir?
Clínica Comunitária ou de Saúde pública Restauração Pública ou colectiva/Gestão
É uma área de especial interesse, visto que é orientada para o futuro. Só através da investigação e especialmente de profissionais desta área, podemos encontrar frequentemente novos estudos, que mais tarde, quando conclusivos, levam à inovação, à criação de novos produtos.
A investigação e Inovação
O dietista pode desempenhar várias funções, entre as quais, uma que vem a ser destacada com a necessidade de inovar, de criar novos produtos. Assim, uma das funções do dietista é a colaboração com empresas no desenvolvimento de novos produtos alimentares. Nos dias de hoje existe uma necessidade de