4 CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS
14 a 18 DE OUTUBRO DE 2013 - ÁGUAS DE LINDÓIA, SÃO PAULO
Autores: Marta Simone Vital Barreto
FAMÍLIAS HOMOPARENTAIS: Caminhando em limites (hetero)normativos RESUMO Realiza-se neste artigo reflexões sobre famílias homoparentais e os influxos da heteronormatividade nestas. As discussões partem da compreensão da família como uma construção social e plural. Considerando lutas e conquistas que foram e que estão sendo alcançadas pelas famílias homoparentais, outras lutas necessitam ser travadas, sobretudo, para que se pautem quebras de paradigmas heteronormativos. Palavras-Chave: Família; Homoparentalidade; Heteronormatividade ABSTRACT:
Is carried out in this article thoughts about the homoparental families and the heteronormativity inflows in them. The discussions start from an understanding of the family as a social and plural construction. Considering the struggles and achievements that have been and are being met by homoparental families, other battles need to be fought so that culminate in the breakdown of the heteronormative paradigm. Keywords: Family; homoparenthood; Heteronormativity 1. NOTAS INTRODUTÓRIAS Uma das exigências que se impõe às sociedades humanas é se reproduzir, e desta forma, se manter no tempo e na história. A garantia dessa perpetuação se dá por meio da reprodução biológica, econômica, social e cultural e um dos mecanismos utilizados para a manutenção desse sistema de reprodução é a família, que se apresenta como uma das instituições mais antigas da qual temos conhecimento.
Compartilhando das análises de Santos (2009), compreendemos a família como uma instituição social, composta por indivíduos de uma ou mais gerações, vinculados através de relações consanguíneas ou não, compartilhando ou não o mesmo domicílio, a qual mantém vínculos econômicos, sociais e afetivos de solidariedade e reciprocidade, bem como de conflitos e divergências. Nesse sentido, a família deve ser