A Liga eleitoral católica: projeto de poder político católico na Era Vargas
Resumo: A LEC se tornou o braço forte das conquistas da Ação Católica no Brasil. Por ser um órgão de nível nacional e alimentar um objetivo de fomentar os interesses católicos na Constituição de 1934, serviu de ponte para negociações e projeções políticas muito além daquilo que deveria ser a religião: unir e dar sedimentação à comunidade cristã. Ao contrário, tornou-se partido político a serviço de partidos.
Palavras-chave: Igreja Católica, política partidária, cardeal Leme
The Catholic Electoral League: Catholic political power project in the Vargas Era
Abstract: the Catholic Electoral League became the strong arm of the Catholic Action's achievements in Brazil. Because it was a nationwide organization which fostered the catholic interests in the 1934 Constitution, it was used as a means of political negotiations and projection, going beyond what religion should be about: uniting and consolidating the Catholic community. On the contrary, it became a political party at the service of parties.
Key words: Catholic Church, party politics, Cardinal Leme
O catolicismo político, encabeçado pelo cardeal Leme, materializou-se na constituição da Ação Católica que, por sua vez, viabilizou-se na organização da Liga Eleitoral Católica, um dos braços fortes da própria Ação Católica. Também, tornam-se explícitos os conflitos gerados daí envolvendo partidos políticos e a luta de fazer eleger o máximo de deputados favoráveis às reivindicações católicas. Não se trata de fazer um histórico do processo de construção da Liga Eleitoral Católica, mas fortalecer a ideia de que a Liga Eleitoral Católica se tornou o braço forte da intromissão do catolicismo na política partidária. Mais ainda, a Liga Eleitoral Católica se tornou uma espécie de partido, embora a hierarquia se esquivasse disso e declarasse que esta era uma