A leitura no processo de formação criativa e cognitiva da criança.
A leitura no processo de formação criativa e cognitiva da criança.
Chapadinha – ma 2011.
SUMÁRIO:
1 JUSTIFICATIVA.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.
3 OBJETIVOS.
3.1 Objetivo Geral.
3.2 Objetivo Especifico.
4 METODOLOGIA.
5 RECURSOS DIDÁTICOS.
6 AVALIAÇÃO.
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
1 JUSTIFICATIVA
A leitura é essencial para a criança dentro e fora da sala de aula. Através da leitura ela interage com o mundo, constrói e vivencia novas experiências.
Na escola é indispensável que os alunos entrem em contato com diferentes tipos de leitura não apenas seguindo o livro didático, mais colocar frente à criança materiais necessários e diferenciados.
Uma biblioteca na escola abre uma infinidade de oportunidades e propicia a criança um contato direto com o mundo da leitura.
Diante das necessidades de leitura apresentadas pelos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, propõe-se o projeto “A leitura no processo de formação criativa e cognitiva da criança”, com o objetivo de despertar nos alunos o prazer pela leitura e a compreensão de diferentes tipos de textos, ampliando sua visão de mundo e sua visão intelectual.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.
De acordo com os PCN’s (língua portuguesa, 1997) um leitor competente só pode construir-se mediante uma prática constante de leitura de fato, a partir de um trabalho que deve se organizar em torno da diversidade de textos que circulam socialmente.
Sendo assim, a leitura deve ser para o aluno um ato prazeroso e de resultados uma ação que o aluno se desenvolva por si, para si e para o mundo.
A biblioteca ou sala de leitura deve ser percebida pela escola como um espaço educativo importante, próprio para estimular o gosto pela leitura e facilitar o acesso a livros e