Texto artista
Luciana Borre Nunes*
Este texto apresenta reflexões sobre o desenvolvimento de propostas pedagógicas ligadas à área da arte-educação através do relato do projeto “Descobrir-se Criativo: criando e recriando imagens”, que ocorreu no primeiro trimestre de 2006, com alunos da Educação Infantil, 2ª e 3ª séries do Ensino Fundamental, de uma escola localizada na zona norte do Porto Alegre.
Com isto, os objetivos, as justificativas e o relato das atividades propostas compõem a base norteadora para as indagações acerca do trabalho com as artes visuais na escola. O referencial teórico contará com as contribuições de Analice Dutra Pillar, Susana Rangel Vieira da Cunha e Regina Leite Garcia.
Considero importante ressaltar que o projeto “Descobrir-se criativo: criando e recriando imagens” teve a finalidade de proporcionar a construção de conhecimentos significativos para a vida de cada aluno. Aprendizagens que ampliem o leque de saberes e a constituição não somente de habilidades cognitivas, mas também de aprendizagens afetivas e sociais.
Temática proposta para o desenvolvimento do projeto
Este projeto pressupôs o desenvolvimento de atividades ligadas à área das expressões artísticas (artes visuais) e a concomitante articulação com outras áreas do conhecimento (Português, Matemática, Ciências, História e Geografia).
Para tal, foram desenvolvidas atividades relacionadas ao estudo da vida e da obra da renomada artista plástica Tarsila do Amaral, tendo nesta a inspiração para criações plásticas. Entre as atividades destacaram-se: pesquisas, produções textuais, leitura de imagens, reprodução de obras, pintura, desenho, criação de telas, hora do conto, auto-retrato e organização de uma exposição de arte.
As justificativas para a realização deste projeto surgiram a partir de três perspectivas: a primeira se refere à relevância de discussões sobre a prática educativa desenvolvida nas escolas na área das