Convite a filosofia
A ÉTICA E OS FILÓSOFOS: SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES
(aulas e matéria)
Por Maria Daniela Piai
ÉTICA
A ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento. Mas também chamamos de ética a própria vida, quando conforme aos costumes considerados corretos.
A ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento.
Os problemas gerais e fundamentais (como liberdade, consciência, bem, valor, lei e outros); e no segundo, os problema específicos, de aplicação concreta, como os problemas da ética profissional, da ética política, de ética sexual, de ética matrimonial, de bioética, etc. É um procedimento didático ou acadâmico, pois na vida real eles não vêm assim separados.
O que seria um comportamento correto em ética? O que é certo hoje pode ser aceito ou rejeitado em países distintos?
Não seria adequado apenas aos costumes do local? È claro que temos que estudar as culturas, diferentes épocas. E diferentes lugares para uma análise, mas não se trata apenas disso mas também da reflexão teórica, como uma validade universal.
Em certos casos, só chegaremos a descobrir qual a ética vigente numa ou noutra sociedade através de documentos não escritos ou mesmo não-filosóficos (pinturas, esculturas, tragédias e comédias, formulações jurídicas, como as do Direito Romano, a políticas, como as leis de Esparta ou Atenas, livros de medicina, relatórios históricos de expedições guerreiras e até os livros penitenciais dos bispos medievais).
Um Romano podia abandonar uma criança recém-nascida, mas "não cobiçar a mulher do próximo" dos judeus antigos, era gravidade do abuso ou nunca casar com uma prima de até sétimo grau era um crime e um pecado.
O que acabamos de mencionar coloca a questão nos seguintes termos não apenas os costumes que variam, mas também os valores que os acompanham, as próprias normas concretas, os próprios