A leitura está presente no cotidiano
A leitura, sendo algo indispensável para nós, está presente em nosso cotidiano. Um ato que, aparentemente, é simples que começa nos olhos e pode levar o leitor a uma viagem.
O ser humano tem uma fantástica capacidade de compreender um texto, e essa capacidade está diretamente relacionada com a ligação entre a visão e o cérebro dele, está ligada também ao conhecimento prévio que esse leitor possa ter, porque quanto maior for seu campo de conhecimento a cerca de determinado assunto, maior será sua compreensão.
No entendo, para que se tenha um entendimento sobre as informações não é necessariamente obrigatório que se tenha esse conhecimento prévio e nem conhecer todas as palavras encontradas em nossa língua, pois, em muitos casos, pode-se deduzir o significado por meio do contexto.
Além da capacidade de compreensão, o leitor possui a habilidade de ler. Segundo especialistas sobre o assunto, a leitura em voz baixa ocorre de forma mais rápida haja vista que para que seja executada uma leitura em voz alta, será utilizada uma ferramenta a mais que é a fala, voz, o que retarda um pouco mais a agilidade em executar essa função.
Sendo a leitura uma habilidade adquirida com o decorrer da vida, assim como outras, ela precisar ser praticada e incentivada isso se ratifica levando em consideração que quanto mais incentivo as crianças recebem, mais ativa será sua habilidade e prática de leitura. A leitura e o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo no qual a compreensão e introduzida no texto a partir de seus objetivos, quando se sente envolvido com um bom livro, o leitor desliga-se dos cinco sentidos físicos para um local e momento só dele, onde sua fantasia e criatividade possam atuar livremente, utilizando uma estratégia de seleção, de antecipação, de inferência e de verificação, sem as quais não e possível executa uma boa leitura.
Na busca do estabelecimento entre teoria e prática de ensino, são selecionados e analisados