Tcc Trabalho de conclusão de curso
Fabiana Ribeiro da Silva
Vanessa Aparecida Alves da Silva
Introdução
O presente estudo deseja analisar e identificar os principais métodos utilizados em sala de aula para a aquisição da leitura e produção de texto, visto que adquirir o domínio da leitura é muito importante, pois é através dela que obtemos uma visão de mundo, abrimos novos horizontes, tornamos cidadãos mais críticos, reflexivos, autônomo e construtores do próprio conhecimento. O professor em sala de aula precisa estimular no aluno o gosto pela leitura, começando pelos textos que estejam inseridos no seu cotidiano, para posteriormente trabalhar leituras mais especificas.
O trabalho com produção de texto é extremamente válido, pois é a partir dele que o aluno adquire o habito pela leitura e habilidade em interpretar e identificar diferentes tipos de textos. É importante que o aluno reconheça as particularidades do maior número possível de tipos de textos, para que ele possa preparar-se para usá-los de modo adequado quando tiverem em espaços sociais não escolares.
A produção de diferentes tipos de textos facilitará o aluno a redigir sem dificuldade diversos tipos de gênero textuais, por isso a importância de diversificar os textos, para que o aluno se aproprie e se aperfeiçoe na construção da escrita, porém sem desvincular dos conteúdos programáticos e específicos.
A prática da leitura e escrita favorece na aquisição de um bom vocabulário do aluno, proporcionando habilidades e competências para interagir com meio social independente de diferentes tipos de contextos.
Dentro desse contexto questiona-se: quais os tipos de textos utilizados em sala de aula? Será que os textos utilizados produzem o efeito esperado, ou seja, a aprendizagem do aluno?
Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivos: Analisar os tipos de textos utilizados para leituras e produções de textos no 1º ano do ensino