gandhi
Coque verde: apresenta baixo teor de enxofre, o que lhe confere maior valor no mercado e menor impacto ambiental durante sua aplicação. Além disso, possui elevado teor de carbono fixo, baixo teor de cinzas, elevado poder calorífico e alta estabilidade química. É também um produto insolúvel em água, não explosivo, não reativo e que apresenta um alto ponto de ignição.
Por que o Coque de Petróleo recebe a denominação “verde”?
O nome coque de petróleo verde se da pelo fato de que o produto ainda não passou por nenhum processo de decomposição térmica.
Coque calcinado: A diferença básica entre o coque de petróleo verde e o coque de petróleo calcinado são os teores de voláteis (gases). No processo de calcinação, os gases (matéria volátil) se desprendem do coque de petróleo verde e serve de combustível para o forno.
Fluid Coke: produto obtido num processo continuo, utilizando o leito fluidizado, sendo que este tipo de coque também contém menos voláteis que o "green coke" e uma granulometria, em regra, inferior a 6 mm.
Flexicoke: produto também obtido num processo continuo utilizando o leito fluidizado, mas cuja maioria do coque e gaseificado com vista a obter um gás de baixo poder calorifico na própria refinaria, sendo de referir que este coque e semelhante ao"fluid coke", mas com um teor de voláteis ainda inferior e com granulometria ainda mais fina.
Fluidização: É a circulação de solidos juntamente com um fluido (gás ou liquido) impedindo a existencia de gradientes de temperatura, de pontos muito ativos ou regioes estagnadas no leito, favorecendo a tranferencia de massa e calor.