gandhi
ETEC PAULINO BOTELHO
Componente curricular: filosofia
Série: 1° B
Professor: Valter Jr.
Data: 13/06/13
Nota:
Aluno: Lininker Vanderlei Borges Junior
Nº 23 36
Comparação entre Gandhi e Sócrates.
Mohandas Karamchand Gandhi nasceu em 2 de outubro de 1869 e morreu em 30 de janeiro de 1948, mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi (do sânscrito "Mahatma", "A Grande Alma") foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não agressão, forma não violenta de protesto) como um meio de revolução.
O princípio do satyagraha, frequentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de ativistas democráticos e antirracismo, incluindo Martin Luther King Jr. e Nelson Mandela. Frequentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não violência (ahimsa)
Já Sócrates é considerado o patrono da filosofia, pois ele foi um dos primeiro homens a fazer com que as pessoas se revoltassem para as questões éticas.
Ambos os personagens históricos, além de lideres, tinham em comum a emancipação total, sintetizada sobre o conhecimento da verdade e da verdade como instrumento de libertação, ou seja, não apelavam para a violência, mas sim para o conhecimento e para o dialogo. Os dois personagens históricos foram assassinados por tentarem mostrar a verdade (Sócrates foi envenenado e Gandhi foi assassinado a tiros) . Tanto Gandhi como Sócrates achavam que era mais importante cultivar as virtudes da alma do que se preocupar com os bens terrenos, ou seja, ambos achavam que era melhor viver na simplicidade.