GANDHI
Mohandas Karamchand Ghandi foi um líder espiritual e pacifista indiano. Nasceu na cidade indiana de Bombaim, no ano de 1869.
Durante a infância e adolescência foi educado na Índia. Como era costume em sua cultura nesta época, em maio de 1883, com 13 anos de idade, a família de Gandhi realizou seu casamento arranjado com a mulher Kasturba Gandhi, de 14 anos, através de um acordo entre as respectivas famílias. Quando adulto foi estudar em Londres (Inglaterra), onde cursou direito, formando-se advogado. Ao retornar para a terra natal, tornou-se membro do Supremo Tribunal de Bombaim.
IDEAIS DEFENDIDOS
Em 1914 retornou para a Índia, onde começou uma campanha pela paz entre hindus e muçulmanos, que viviam em conflito.
Atuou também contra o domínio britânico na Índia. Gandhi defendia a criação de um estado autônomo na Índia. Em função destas posições foi preso várias vezes pelos britânicos. Gandhi era contra a violência, defendendo as formas pacíficas de protesto como, por exemplo, greves, passeatas, retiros espirituais e jejuns.
Foi uma das principais figuras no processo de independência da Índia. Obteve bons resultados na pacificação entre muçulmanos e hindus. Porém, em 1948, foi assassinado em Nova Délhi por um extremista hindu. Passou a ser chamado de Mahatma (“grande alma”) Gandhi.
REPRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS
A representação mais famosa de sua vida é o filme Gandhi, de 1982.
No Brasil, uma peça teatral, "Gandhi, um líder servidor", concebida em 2003. Uma das citações de Gandhi selecionada para a peça foi: "Nós devemos ser a revolução que queremos ver no mundo."
Sobre Gandhi, Albert Einstein escreveu que “... As gerações por vir terão dificuldade em acreditar que um homem como este realmente existiu e caminhou sobre a Terra.”.
ALGUMAS FRASES E PENSAMENTOS.
“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.” “Deus não tem nenhuma religião.”
“Quem venceu o medo da morte venceu todos os