O Fenomeno da adsorção
GYORDANE KUSSLER
RENAN SILVESTRE
DIURETICOS: Farmacologia
CASCAVEL
2013
DIURETICOS
Com atuação diretamente no rim, todos os diurético (exceto os osmóticos) atuam no epitélio tubular renal do néfron, e têm o objetivo de aumentar a taxa do débito e volume urinário, consequentemente aumentando a excreção de eletrólitos como sódio e cloro. Os diuréticos são utilizados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardíaca.
São classificados em 5 classes de diuréticos usados na clinica médica veterinária: inibidores da anidrase carbônica, os diuréticos de alça, os tiazídicos, os diuréticos poupadores de potássio e os diuréticos osmóticos. (MARCELO DA SILVA DIAS).
Esses vários tipos de diuréticos, contem substâncias diferentes, as quais suas funções são idênticas, pois todos eles irão promover a eliminação do sódio e de água através da urina.
Diuréticos de Alça
Este diurético irá atuar na alça de Henle, na sua porção ascendente, a zona mais espessa da alça. Este tipo de diuréticos irá interferir na reabsorção ativa de Na+ e Cl‾, tendo um efeito bastante potente, eliminando uma quantidade bastante grande de sódio. Além disso, promovem o aumento da produção de urina. Bom para casos onde haja uma quantidade demasiado elevada de líquido no paciente, ser administrado através de via intravenosa. As indicações deste tipo de diuréticos são essencialmente ligadas à insuficiência cardíaca congestiva.
Facilmente absorvidos por VO e de rápido efeito VI, sendo que a furosimida é um acido fraco, que se liga as proteínas plasmáticas, sendo uma pequena fração metabolizada e outra fazendo o seu efeito desejado.
Efeitos adversos: -Desequilíbrio líquido (hipotensão) e eletrolítico (hipocalemia); -Desidratação; -Fraqueza; -Depressão do SNC;
ZALIX®
Composição
Furosemida
Indicações
Diurético, indicado para todas as espécies animais,