Leitura no cotidiano
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO PETRONIO PORTELA
PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO
ARLENE MARIA
MARIA DO REMÉDIO
ROJANE BARBOSA SILVA
PROJETO DE INTERVENÇÃO
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NO COTIDIANO DA ESCOLA, ENVOLVENDO OS GENEROS TEXUAIS: MUSICA E CRÔNICA
Teresina- Piauí
Março/2013
APRESENTAÇÃO
Pensando na dificuldade da leitura e interpretação de textos assim como a escrita e na dificuldade que nossos alunos têm em relacioná-los ao seu cotidiano, o presente projeto busca através dos gêneros: música e crônica colocar esses alunos em situação de leitura, reflexão e produção de textos. Nesse âmbito, levamos a perceber a necessidade de uma articulação entre o cotidiano e o uso da leitura e da escrita como praticas sociais e culturais que precisam ser incorporados no nosso dia-a-dia, já que a leitura é uma presença continua e precisa assim como a interpretação de textos fazendo parte de maneira relevante em nosso cotidiano.
IDENTIFICAÇÃO
O projeto será realizado na Unidade Escolar Raimundo Araújo Prado que fica localizado na Rua 7 de julho no bairro Santa Cruz na cidade de Beneditinos Piauí.
Os 25 alunos que serão envolvidos no projeto estão cursando o 6º ano do ensino fundamental da referida escola. E as disciplinas envolvidas serão português, ciências, e educação física.
OBJETIVOS * Refletir sobre o processo de leitura e interpretação de textos dentro das dimensões, políticas, sociais e educacionais; * Analisar diferentes métodos de leitura e interpretação de textos, usando os gêneros música e crônica. * Discutir as contribuições dos textos como: músicas e crônicas no nosso cotidiano; * Conhecer a realidade lingüística e os processos que levam ao uso da leitura e da escrita.
METODOLOGIA
Este projeto este organizado em função da articulação teoria e pratica, caracterizando um processo de construção participativa e de socialização do saber. Assim