A Import Ncia Da Qualidade Nas Organiza Es
Seguir Julio Cezar, 23 de março de 2009
Tweet
inCompartilhar A importância da Qualidade nas organizações
Julio Cezar M. Caldas
Ronaldo Noli
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial
Resumo
Qualidade é um meio para se chegar a algum lugar e é um processo que não acaba nunca, pelo contrário, se aprimora a cada dia.
Para falar de gestão de qualidade, não podemos deixar de fora dois países importantes que contribuíram muito para chegar hoje onde estamos a Alemanha e o Japão.
A Alemanha usava o critério ortodoxo, e o Japão foi mais agressivo. Na década de 60 começaram a produzir com alguma qualidade e percebiam que o mercado já queria uma determinada qualidade.
Mas foi somente nas décadas de 70 e 80, que começaram a produzir em quantidade com qualidade, onde o mercado começou a oferecer produtos diferenciados. Foi na década de 80 que no Japão surgiu Just In Time, Kanban e Kaisen.
A técnica da Qualidade Total tem como uma de suas ferramentas o ciclo do PDCA, método eficaz para desenvolvê-la.
Palavras-chave: qualidade total, gestão de qualidade, PDCA, método eficaz.
1. Introdução
Quando analisamos a gestão das empresas nós percebemos algumas idéias que ao longo do tempo estão caracterizando a organização das empresas. Estas idéias são: Qualidade total, Reengenharia, Terceirização, Cooperativas, Fusões de empresas.
Qualidade total: é produzir tudo com qualidade para satisfazer os nossos clientes.
Reengenharia: a empresa andava muito cheia de mão-de-obra, o conceito de reorganizar a empresa para deixá-la mais enxuta e eficiente, teve que mandar pessoas embora, onde ocorre desemprego.
Fusões de empresa: desenvolver as empresas acontece automaticamente no período de necessidade (Kolynos e Colgate, Nestlé e Garoto).
2. Os conceitos de gerenciamento de qualidade
O contexto histórico apresenta-os uma série de fatos e práticas que demonstram a realidade que as empresas