A leitura deve dar prazer
Universidade Aberta do Brasil
Pedagogia a Distancia
Artigo sobre entrevista “A Leitura Deve Dar Prazer”
Ana Maria Machado
Nome: Pedro André Filho_
Número de Matrícula_20111073019
Turma: GV 2
Disciplina: Pedagogia
Governador Valadares MG
Setembro de 2013
Entrevista de Priscila Ramos da revista Nova Escola da Editora Abril Cultural a uma das maiores autoras infanto–juvenil do Brasil. Ana Maria Machado, então com 59 anos, já publicou 107 titulos dos quais 97 para crianças, sendo que ela é reconhecida internacionalmente em 19 países, o que lhe rendeu o Nobel da literatura infantil, o Prémio Hans Cristian Anderson.
Envolvida com a idéia “ A Leitura Deve Dar Prazer” a autora criou na Casa da Leitura no Rio de Janeiro um curso para ensinar professores a trabalhar com a literatura, pois, ela diz na entrevista que na faculdade o professor aprende muito sobre pedagogia e psicologia, mas pouco sobre a arte, tem pouco contato com obras literárias e acaba entrando para o magistério sem saber distinguir arte de não arte.
Sou brasileiro e como grande parte de nossa população, venho da zona rural, e, como tal, não tive incentivo nem para escola normal, quanto mais para o hábito da leitura, não tenho lembrança de nem um livro de literatura infantil ou qualquer outro em nossa casa mas lembro de algumas histórias contadas pela minha mãe.
Com base nesta realidade, cultural de grande parcela da população, trascrevo trecho da entrevista em que a entrevistadora pergunta: Então cabe a escola estimular a leitura? A qual Ana Maria responde: “Sem dúvida. O peso da escola é muito maior aqui do que nos países mais desenvolvidos, onde as pessoas lêem mais. Como ainda não somos uma sociedade leitora, não podemos esperar que o exemplo venha de casa. Ou acabaremos condenando as futuras gerações a também não ler. A escola tem de entrar para quebrar esse ciclo vicioso, criando em seu espaço