A formação de alunos leitores
CURSO DE GRADUAÇÃO EM
PREDAGOGIA - LICENCIATURA – EAD
Município: Progresso
Estado: Rio Grande do Sul
Turma: 436
Pólo: prefeitura Municipal de progresso
Tutor: Valdir Luiz Pellenz
Semestre / Ano: 12° módulo / 2009
A Formação de Alunos Leitores¹
Mara Rosane Schulz
Resumo:
A leitura, é um dos meios mais eficazes de desenvolvimento sistemático da linguagem e da personalidade, é uma atividade de fundamental importância para a formação intelectual e afetiva dos alunos. Este desenvolvimento se dá pela aquisição e evolução de conhecimento incentivando, assim todo leitor, ao gosto pela leitura e escrita, de forma a desenvolver o hábito e o prazer em busca de novos conhecimentos que contribuirão para o aperfeiçoamento como leitor e ser humano. Não é apenas decodificar palavras, mas converter-se num processo compreensivo que deve chegar às idéias centrais, às interferências, à descoberta, às conclusões do aluno.
Palavras chave: Leitura, Motivação, Concepção.
__________________________________________________________________
¹ Artigo apresentado na Disciplina de Estágio curricular IV ao Curso de Graduação em Pedagogia licenciatura – EAD da Universidade Luterana do Brasil, como requisito parcial para conclusão do curso.
Introdução:
O que é a leitura se não a capacidade de aprender a descobrir, a reconhecer os sinais da linguagem, a tornar a leitura um processo de relação entre o domínio da mecânica e do pensamento? Deve haver uma preocupação constante em despertar o interesse e o gosto pela leitura, bem como a interpretação do sentido de cada palavra ou frase. Explorar o significado para o desenvolvimento da interpretação na aprendizagem da leitura e escrita. Segundo Martins (1994, p. 29), “temos, mais um motivo, para ampliar a noção da leitura. Vista num sentido amplo, independente do contexto escolar, e para além do texto escrito, permite compreender a valorizar melhor cada passo do aprendizado das