linha do tempo
FACULDADE BARAO DO RIO BRANCO - FAB
INGRID
LUZANIRA NASCIMENTO
LINHA DO TEMPO ( O SUS E A POLITICA NACIONAL DE SAÚDE BUCAL)
RIO BRANCO – AC
2014
INGRID
LUZANIRA NASCIMENTO
LINHA DO TEMPO ( O SUS E A POLITICA NACIONAL DE SAÚDE BUCAL)
Trabalho apresentado como requisito para obtenção da nota parcial referente à avaliação da BI da disciplina Odontologia na Comunidade do curso de odontologia da Uninorte, sob orientação do Profª Eufrasia candorin
RIO BRANCO-ACRE
2014
7ª Conferência Nacional de Saúde, a modelo de práticas odontológica foram criticadas e denunciados o seu caráter de monopólio ( atividades centradas exclusivamente no cirurgião dentista com pouca participação de pessoal auxiliar) , e sua orientação fortemente ligada a tradição liberal e privatista da profissão.
1ª Conferência nacional de saúde bucal (CNSB) propuseram claramente a inserção de saúde bucal no sistema único de saúde por meio do programa nacional de saúde bucal com base nas diretrizes da área respeitando –se as definições que cabem aos níveis federais , estaduais e municipais. Criação do SUS , com a constituição de 1988. A municipalização da saúde tornou – se irreversível, apesar da resistência dos governos federais de Fernando Collor e Itamar Franco. No Brasil a constituição representou um marco na gestão da saúde com implicações para a saúde bucal que entendida como uma dimensão inseparável da saúde , passou a ser considerada um direito de todos e deve do estado. O ministério da saúde definiu em 1989, uma política nacional de saúde bucal o (PNSB), lançando o Programa nacional de prevenção a carie dental o (PRECAD).
Fernando Collor, pôs fim aos dois programas nacionais (PNCCSF E O PRECAD) formulados na gestão que o precedeu.
Aconteceu o encontro Nacional dos Administradores e Técnicos do serviço Público