Linha do tempo
ESCOLA DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS EXATAS
ARQUITETURA E URBANISMO – 5MA
CAMPUS MOSSORÓ
LINHA DO TEMPO DOS PERIODOS ARQUITETÔNICOS – DA ANTIGUIDADE À REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
LARISSA VIEIRA DE SOUZA
MOSSORÓ / RN
JUNHO – 2014
LARISSA VIEIRA DE SOUZA
LINHA DO TEMPO DOS PERIODOS ARQUITETÔNICOS - DA ANTIGUIDADE À REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Trabalho apresentado como requisito parcial para avaliação da U2, na disciplina História da Arquitetura: Da antiguidade à revolução industrial, ministrada pelo prof. Thalles Chaves Costa, curso de Arquitetura e Urbanismo, na Universidade Potiguar – UnP, Campus Mossoró.
MOSSORÓ / RN
JUNHO – 2014
1. Arquitetura egípcia
Como consequência da intensa religiosidade, a arquitetura egípcia apresenta grandiosas construções mortuárias, que abrigavam os restos mortais dos faraós, além de belos templos dedicados às divindades. São exemplo dessas construções as pirâmides do deserto de Gizé; Quéops, Quéfren e Miquerinos, erguidas durante o antigo império.
As pirâmides são as obras arquitetônicas mais conhecidas até hoje, mas foi no Novo Império que o Egito viveu o auge de seu poder e de sua cultura. Os faraós desse período ergueram grandes construções, como os templos de Carnac e Luxor, dedicados ao deus Amon.
Durante o reinado de Ramsés II, no século XIII a. C., a principal preocupação do Egito era a expansão de seu poder político. Toda a arte desse período era usada como forma de demonstrar poder.
2. Arquitetura grega
As construções que se destacam na arquitetura grega são os templos. Hoje em dia, os templos são construídos para reunir, dentro deles, pessoas em cultos religiosos. Entre os gregos, porém, sua finalidade era proteger das chuvas ou do sol excessivo as esculturas de deuses e deusas.
O templo era construído sobre uma base com três degraus: as colunas e as paredes do templo eram erguidas sobre o mais elevado deles. O conjunto formado pelas colunas e pelas estruturas a elas