professor na ed. infantil
Adelita Prado
Camila Regina Pinto
Francieli Amanda Campos Vignoli
Paula Roberta Galdini
Professor - Tutor Externo Maria Alice Pereira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso (PED 0440) – Metodologia do Trabalho Científico
05/12/12
RESUMO
É indispensável reconhecer a importância da Literatura Infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância. A Literatura Infantil atua como colaboradora no desenvolvimento do pensamento cultural e na personalidade das crianças. É um processo desafiador e motivador, que transforma uma pessoa completamente, ajudando-a a ser mais responsável e crítica. A Educação Infantil tem como princípio desenvolver na criança o hábito e o gosto pela leitura. A contação de histórias provoca na criança prazer, amor à beleza, imaginação, poder de observação, amplia as experiências, gosto pelo artístico, a estabelecer ligação entre fantasia e realidade. As histórias enriquecem a experiência, a capacidade de dar sequencia lógica aos fatos, sentido da ordem, esclarecimento do pensamento, a atenção, gosto literário, ampliação do vocabulário, o estimulo e interesse pela leitura e a linguagem oral e escrita.
Palavras-chave: Leitura. Literatura Infantil. Criança.
1 INTRODUÇÃO
Desde a antiguidade tanto a leitura quanto a escrita, exercem grande importância na evolução da humanidade. Mas, saber decodificar letras em sons e codificar sons em letras, não é sinônimo de capacidade em utilizar a língua materna, pois essa capacidade de uso é equivalente à possibilidade de falar, escutar, escrever e ler em diferentes contextos de comunicação.
A utilização de modo adequado da Literatura Infantil, faz com que a criança desperte para o mundo da leitura não só como um ato de aprendizagem prazerosa e significativa.
Segundo Pires (2000, p. 45):
Os professores dos primeiros anos da escola fundamental devem trabalhar