A leitura como peça fundamental na ampliação do conhecimento
Mariana Alves pereira
A leitura não é apenas uma mera expressão oral de símbolos gráficos impressos a ser decodificado. O conceito de ler abrange também o de interpretar e o de compreender, pois tanto o profissional letrado quanto o trabalhador rural analfabeto, a partir de leituras diferentes, podem decodificar certos sinais da natureza e estabelecer o calendário das atividades agrícolas.
Freire (1982) propõe uma concepção de leitura que se distancia dos tradicionais entendimentos do termo como sonorização do texto escrito, defendendo que a leitura começa na compreensão do contexto em que se vive: “a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele”. Mas o que realmente aplica a ampliação do conhecimento é a leitura de estudo ou informativa, que busca a coleta de informações para determinado próposito e com determinados objetivos que visam certificar o conteúdo, correlacionar os dados coletaod e verificar a validade das informações. Dessa forma, deve se proceder de técnicas para melhor absorção do conhecimento, que é saber como sublinhar e como fazer os resumos. A técnica de sublinhar consiste em assinalar, com marcas ou cores diferentes, a idéia em palavras-chaves ou parágrafos, a idéia principal do texto e, então, elaborar a partir das palavras e/ou parágrafos o resumo do mesmo, que seria, como afirma Marconi e Lakatos:
Dessa forma, um resumo consiste na capacidade de condensação de um texto, parágrafo, frase, reduzindo-o seus elementos de maior importância. Diferente do esquema, o resumo dorma parágrafos com sentido completo: não indica apenas tópicos, mas condensa sua apresentação. Por último, o resumo facilita o trabalhode captar, analisar, relacionar, fixar e integrar aquilo que é estudado, e seve para expor o assunto, inclusive em uma prova. (MARCONI E LAKATOS, 2009, p. 25). Nesse contexto, a