Sociologia
NADO PEITO
O nado peito é um estilo que pode ser recreativo ou a nível olímpico. Sendo um dos primeiros nados aprendidos pelos iniciantes e é o mais lento do que os outros estilos oficiais de natação olímpica.
Esse nado é realizado com as mãos à frente da cabeça, com as mãos juntas, com o tórax apoiado na água. Os braços devem fazer movimentos simultâneos, abrindo-os e realizando a flexão dos antebraços com as palmas das mãos voltadas para fora e o rosto deve estar sempre dentro da água, tirando-o apenas para a respiração. O movimento das pernas deve ser realizado com elas estendidas para traz, mas deve haver uma boa flexibilidade para que a flexão da coxa seja proporcional para os pés não saiam da água, mantendo o corpo sempre em direção horizontal. O movimento da batida de pernas deve ser executado de maneira correta para que haja sustentação e equilíbrio para o nadador, esse movimento da pernada também é conhecido como chicotada pela sua trajetória de movimento. A respiração deve acontecer quando o nadador elevar a cabeça para fora da água. Assim realizando movimentos simultâneos para que possa realizá-los com precisão e com sincronia.
NADO BORBOLETA
Esse nado é conhecido por nado borboleta pelos movimentos realizados parecerem os movimentos de uma borboleta em vôo. O nadador deve manter-se em posição horizontal de barriga para baixo. Na entrada da água os braços devem estar acima da cabeça à linha dos ombros no mesmo nível da agua, sendo o polegar a primeira parte a tocar na água e os braços devem passar por cima da água para realizar o movimento em círculo. O rosto fica sempre em contato com a água. Os braços realizam o movimento em círculos. A respiração acontece quando as mãos estão próximas ao abdome e na execução de uma pernada e a inspiração deve ser realizada pela boca ou nariz e a expiração deve ser feita pela boca quando o nadador, ligeiramente elevar a cabeça. As