A intervenção psicopedagógica na alfabetização de alunos autistas
GEST ÃO ESCOLAR
PROJETO DE MONOGRAFIA
A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS AUTISTAS
SOROCABA
2012
1. TÍTULO: A intervenção psicopedagógica na alfabetização de alunos autistas
2.TEMA: O desempenho do psicopedagogo no auxílio ao desenvolvimento e a alfabetização do aluno autista na rede regular de ensino.
3. JUSTIFICATIVA /PROBLEMATIZAÇÃO
A necessidade de conhecer o universo autista trouxe uma série de dúvidas e reflexões acerca do tema abordado neste projeto.
Através de pesquisas realizadas sobre o tema, este projeto tem como objetivo elucidar o autismo bem como diferenciá-lo de outras síndromes, trazendo temas tão importantes como a inclusão do aluno autista na rede regular de ensino e a importância do psicopedagogo no trabalho com estes alunos, possibilitando inclusive sua alfabetização.
HIPÓTESES
Para realizar um trabalho eficiente com alunos autistas é necessário conhecer a síndrome e diferenciá-la de outras que compartilham das mesmas características. Também é necessário entender as adversidades enfrentadas por alunos portadores da síndrome autismo na rede regular de ensino. E que através de algumas intervenções educacionais é possível que estes alunos avancem de uma maneira muito satisfatória.
Alguns avanços na ciência e nas pesquisas permitiram grandes avanços no trabalho com os autistas como as atividades adaptadas para atender as necessidades educacionais do autista, abordo neste projeto o método de Tratamento e Educação para autistas com déficits relacionados à Educação (Método TEACCH), visando uma aprendizagem significativa e um ambiente acolhedor para promover a inclusão desse público.
Para Carvalho e Cuzin (2008, p.19): “para a psicopedagogia interessa-se o estudo e a intervenção sobre o indivíduo com dificuldade de aprendizagem, sejam elas quais forem,