A instabilidade de generos e o efeito de sentido
Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH
Departamento de Letras – DL
Análise do Discurso e o Ensino da Língua Portuguesa
A instabilidade de gêneros e o efeito de sentido
Ao assistir televisão, ler revistas, jornais e panfletos de publicidade, ou qualquer outro contato que tenhamos com as diversas mídias, deparamo-nos com estruturas discursivas inseridas em variados gêneros, primário ou secundário, conforme a definição de Bakhtin (2000, p281).
Por vezes, torna-se impossível o enquadramento do texto em apenas um gênero discursivo, notando-se que tal instabilidade proporciona efeito de sentido ao discurso. Como fundamentação teórica, baseamo-nos em Ferreira (2001, p.14), segunda a qual o efeito de sentido se trata de “Diferentes sentidos possíveis que um mesmo enunciado pode assumir de acordo com a formação discursiva na qual é (re)produzido.”.
O texto analisado no presente trabalho se refere a um anúncio do desodorante “AXE” (ANEXO I), conforme abaixo:
If (you= = understand. this}{ get. a . girlfriend;
}
Traduzindo para a língua portuguesa, temos: “Se você entende isto, arranje uma namorada”. Escrita na linguagem da internet (conhecida informalmente como internetês), que surgiu no final do século XX e se fortaleceu no início do século XXI, observamos uma mistura entre o gênero publicitário e um gênero digital. Isso ocorre por se tratar de uma publicidade do desodorante e por ter sido escrito numa linguagem utilizada principalmente entre jovens na internet. O público-alvo do anúncio em questão necessita de conhecimentos prévios compartilhados com o enunciador (a linguagem utilizada, os pré-requisitos para um relacionamento amoroso, etc) para que este mecanismo tenha êxito em sua função, ou seja, para que haja o efeito de sentido (neste caso, o desodorante resolveria o problema do usuário em encontrar um par amoroso). Na ausência desses conhecimentos, texto não deixa de possuir um sentido, porém este não se