Resumo do Artigo - ler e Escrever uma mera exigencia
CURSO: LETRAS PORTUGUÊS
DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS II
PROFESSOR: DR. THIAGO MANCHINI DE CAMPOS
ALUNO: EDMILSON DE MOURA ALENCAR
RESUMO
João Wanderley Geraldi inicia o artigo “LER E ESCREVER – UMA MERA EXIGÊNCIA ESCOLAR?” evidenciando a importância da leitura e escrita, e ao mesmo tempo fazendo um paralelo entre ambas. Nessa primeira parte do artigo, o autor abre uma discussão interessante, e ao mesmo tempo um questionamento, sobre a necessidade de ensinar uma língua para aqueles que a falam, como sua língua materna. Se temos essa necessidade, é porque a língua não tem uma perfeita harmonia entre imagem e fala, havendo discordância em alguns pontos.
O autor fala sobre estabilidade vs instabilidade, na unidade da língua, onde essa unidade é parte do produto da língua, descrição e definição das normas do bem dizer e escrever. Sua unidade é parte da necessidade da comunicação entre os membros de uma mesma comunidade. Pois nesse espaço há uma tendência uniforme da língua e ao mesmo tempo exerce uma pressão no sentido de estabilizar essa língua, mas o uso de uma língua é de vital importância para sua sobrevivência, e é nesse movimento constante entre estabilidade e instabilidade que faz a língua ser o que ela é, uma atividade onde organizamos nossas próprias experiências, sempre únicas, e é nesse quadro instável que o que é único adquire um novo sentido.
O autor mostra que ao invés da necessidade da padronização parte-se para uma divisão entre certo e errado em termos de língua, desvia do conceito de padrão para o conceito de normas. Podemos privilegiar o estudo do texto em sala de aula ou qualquer outro espaço de aprendizagem e aceitar o desafio do convívio com a instabilidade e muitas possibilidades, assim dizer que cada texto tem um pensamento diferente, estilo próprio e que um texto tem sempre uma possibilidade dentre múltiplas, mesmo levando em consideração as condições de produção. Tendo em