Fichamento tipo e genero de discursos
“Todo texto pertence a uma categoria de discurso, a um gênero de discurso. Os locutores dispõem de uma infinidade de termos para categorizar a imensa variedade dos textos produzidos em uma sociedade: “conversa”, “manual”, “jornal”, “tragédia”, “reality show”, “romance sentimental”, “descrição”, “polêmica”, “soneto”, “narrativa”, “máxima”, seminário”, “panfleto”, “relatório de estágio”, “mito”, “cartão de boas festas”, etc.”
Todo texto é elaborado de acordo com sua finalidade e sua função social. O que irá determinar a categoria e gênero de um texto são seu público alvo, o objetivo e sua função. Pode-se citar como exemplo a bula de um medicamento, pois a sua finalidade é a de instruir como utilizar um determinado medicamento, as considerações como, efeitos colaterais, componentes de fabricação, posologia, dentre outros. O público alvo é o usuário de medicamentos que não possui o conhecimento científico da elaboração dos mesmos e seus efeitos, por isso a necessidade de também elaborar um texto com uma linguagem popular para que o usuário possa compreender o conteúdo. Cada tipo de texto possui um nome dentro da categoria de discurso e do gênero textual.
“Tais categorias correspondem às necessidades da vida cotidiana e o analista do discurso não pode ignorá-las. Mas também não pode contentar-se com elas, se quiser definir critérios rigorosos. O rigor não impede, contudo, que se aceitem critérios variados, que correspondem a formas distintas de apreender o discurso. Existem, portanto, tipologias de diferentes ordens.”
Apesar dos discursos serem adequados às necessidades do dia-a-dia, como foi mencionado no trecho acima, à questão da função social, quem o elabora deve utilizar-se de regras rigorosas e critérios da língua, que permitam a interpretação correta do mesmo. As tipologias do discurso são muito variadas, pois podem ir das comunicacionais, como enunciados, até as de situação de comunicação, como por