A mùsica na educação infantil
ASSUNTO:O papel da música na educação
Fonte: http://www.iacat.com/revista/recrearte/recrearte03/musicoterapia.htm
Lígia Karina Meneghetti Chiarelli, Sidirley de Jesus Barreto
OBJETIVO DO TEXTO: A música e sua contribuição para a aprendizagem.
METODOLOGIA:Sugere que a escola deve oportunizar a convivência com os diferentes gêneros, apresentando novos estilos, proporcionando uma análise reflexiva do que lhe é apresentado, permitindo que o aluno se torne mais crítico.
PRINCIPAIS RESULTADOS: O papel da música na educação, não apenas como experiência estética, mas também como facilitadora do processo de aprendizagem, como instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo, e também ampliando o conhecimento musical do aluno, afinal a música é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilégio de poucos.
CONCLUSÃO A QUE O AUTOR CHEGOU: O trabalho com musicalização infantil na escola é um poderoso instrumento que desenvolve, além da sensibilidade à musica, fatores como: concentração, memorização, coordenação motora, socialização, acuidade auditiva e disciplina. Conforme Barreto (2000, p.45).
RESUMO: snyders (1992) comenta que a função mais evidente da escola é preparar o aluno para o futuro, para a vida adulta e suas responsabilidades. A música pode contribuir para tornar o ambiente escolar mais alegre e favorável à aprendizagem. Além de deixar o ambiente mais alegre e agradável, a musica pode ser usada para proporcionar uma atmosfera receptiva aos alunos, oferecer um efeito calmante após períodos de atividade física, reduzir a tensão em momentos de avaliações. A música pode ser usada como um instrumento (recurso) no aprendizado de diversas disciplinas. O educador pode selecionar músicas que falem do conteúdo a ser trabalhado em sua área tornando sua aula mais dinâmica e atrativa ajudando o aluno a memorizar mais o conteúdo. Mas a música também deve ser estudada como matéria em si, como