Choques eletricos
Choques Elétricos
Por definição o choque elétrico é o conjunto de perturbações de natureza e efeitos diversos, que se manifestam no organismo humano ou animal, quando este é percorrido por corrente elétrica e a sua gravidade está relacionada aos seguintes fatores: Percurso da corrente, Intensidade da corrente elétrica e tempo de exposição a corrente elétrica.
Os dois principais tipos de contatos são:
Contato indireto: falta interna de algum equipamento, peças de metal podem tornar-se "Vivas" ( energizadas ).
Contato direto: Contato direto com partes "vivas" pode ocasionar fuga de corrente elétrica, através do corpo humano, para a terra.
Os choques elétricos podem causar lesões térmicas e não térmicas, dentre elas:
Lesões térmicas: Queimaduras de 1º, 2º e 3º graus nos músculos e pele; Aquecimento e dilatação dos vasos sanguíneos, carbonização de ossos e cartilagens, queima de terminações nervosas e sensoriais.
Lesões não térmicas: Danos celulares, espasmos musculares, contração descoordenada dos músculos do coração (fibrilação ventricular, parada respiratória e cardíaca, ferimentos resultante de quedas e perda de equilíbrio.
É a partir dos 30mA que a corrente pode começar a provocar efeitos danosos em nosso corpo, indo desde um leve formigamento, passando pela paralisia momentânea e pela tetanização (rigidez total dos músculos), e podendo chegar a fibrilação (movimentos descoordenados do coração), parada cardíaca ou respiratória. A intensidade da corrente elétrica irá depender da tensão de contato e da resistência do corpo humano no momento do contato. Abaixo segue tabela das possíveis correntes nos com os seu contatos: