A influência do líder no trabalho em equipe
Atualmente a concepção de chefe, está cada vez mais ultrapassada. A visão de uma pessoa, rígida, autoritária que fica sentado em uma mesa, esperando que seus “empregados” ou “subordinados”, obedeçam a suas ordens, sem questionamento e de maneira automática, está cada vez mais dando lugar a uma nova concepção de “autoridade”.
Neste sentido, as empresas estão cada vez mais investindo, não em “chefes”, mas em “Líderes”. Estes, por sua vez, têm um papel e até mesmo uma responsabilidade ainda maior dentro das empresas e com seus colaboradores.... Sim, Colaboradores, pois é assim que os verdadeiros Líderes de equipe se referem aos seus liderados! Cabe ao líder uma grande responsabilidade! Pois ao contrário da figura de “chefe”, que coloca a responsabilidade em seus “subordinados”, o líder, toma a frente e assume a maior responsabilidade para si.
Pertence ao Líder a função de motivar e dar um “norte” aos seus colaboradores, estimulando-os e incentivando-os, fazendo-os cumprir a suas metas não por obrigação, mas sim, porque estão comprometidos com o seu trabalho. Ao se ter um Líder realmente comprometido e que exerça suas habilidades com confiança, a sua influencia terá um impacto importante junto aos seus liderados. Características como, obstinação, coragem em enfrentar novos desafios, entusiasmo, autoconfiança, criatividade e conhecimento do mercado em que atua são indispensáveis aos Líderes! Cabe ainda a estes, ter a flexibilidade para mudar quando necessário, tendo ética, integridade e honestidade para consigo e seus liderados.
Uma liderança bem sucedida se percebe pela postura de seus liderados. Ao se ter um Líder, ao invés de um Chefe, a equipe se sente desafiada, instigada e motivada, procurando dar o seu melhor, já que estes foram estimulados e encorajados a desenvolverem seus potenciais, dando-lhes espaço para que tragam suas ideias e as mesmas sejam ouvidas e avaliadas com atenção, ou seja, a equipe tem não