Agentes Antimicrobianos
Substância produzida naturalmente por microrganismos ou sintetizados em laboratórios, ativa contra microrganismos.
CONSIDERAÇÕES NA INDICAÇÃO DE ANTIMICROBIANOS
. Conhecimento básico da patologia a ser tratada e seus agentes causais;
. Extensão e localização da lesão;
. Conhecimento básico da ação da droga sobre a microbiota residente e possíveis efeitos colaterais; .História familiar.
INDICAÇÕES DO USO PROFILÁTICO EM ODONTOLOGIA
. Pacientes com história de síndrome nefrótica;
. Pacientes com mecanismos de defesa diminuídos: - anemia aplástica; lupus eritematoso;
. Prevenção de endocardite bacteriana em pacientes com: próteses valvulares; defeitos cardíacos congênitos ou adquiridos; história de febre reumática.
.Pacientes com órgãos artificiais ou transplantados;
. Pacientes submetidos ao uso de: - corticosteróides por longos períodos, anti-neoplásicos, imunossupressores, radioterapia.
(http://www.icb.usp.br/bmm/mariojac/arquivos/Aulas/site_antimicrobianos_2013.pdf)
ANTIMICROBIANOS DO NOSSO XÉROX
Bacteriostáticos: são antibióticos que detêm o crescimento das bactérias, deixando ao sistema imunitário a tarefa de eliminar a infecção. Produto farmacêutico que tem como princípio terapêutico impedir a proliferação dos microrganismos. Apenas detêm o crescimento das bactérias (fissão binária), mas não as mata, elas apenas não crescem em número. Bactericidas: matam as bactérias, mas não destroem as células mortas. Os bactericidas são antibióticos que eliminam as bactérias, provocando a destruição da parede bacteriana. Tem a propriedade de destruir as bactérias.
PENICILINA: droga bactericida que inibe a síntese da parede celular de algumas bactérias, fazendo com que elas inchem e rompam a membrana, ocorrendo a morte celular. Devido o fato dela atuar durante a síntese de parede, ela é mais eficaz contra bactérias em fase de multiplicação. Uma vez absorvida, a penicilina é amplamente distribuída através do corpo, incluindo, em