A INFLUÊNCIA DO CONSUMO DE ISOFLAVONAS NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA.
A INFLUÊNCIA DO CONSUMO DE ISOFLAVONAS NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA.
THE INFLUENCE OF CONSUMPTION ISOFLAVONES IN PREVENTION OF BREAST CANCER.
Edelves Plícia Borges Leal da Silva1; Fernanda dos Santos Lima¹; Flávia da Conceição Moura¹; Loane Thalyta Batista Araújo¹; Luziane da silva Oliveira¹; Fabiane Araújo Sampaio2.
RESUMO:
O câncer pode ser definido como uma enfermidade multicausal crônica, caracterizada pelo crescimento descontrolado de células, portanto a neoplasia mamária se desenvolve a partir dessas alterações de células que se multiplicam desordenadamente; estas se agrupam, formando o chamado tumor. O processo de carcinogênese, ou seja, de formação de câncer, em geral dá-se lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa origine um tumor detectável. Sendo assim os principais métodos para a detecção precoce do câncer de mama consistem no exame clínico das mamas, no autoexame e na mamografia. Desta forma atenção especial vem sendo conferida às isoflavonas presentes na soja, por seu papel importante na prevenção de câncer. Estudos epidemiológicos das últimas décadas evidenciam que o consumo regular de isoflavonas de soja apresentam efeitos protetores de doenças crônicas, doenças cardiovasculares, efeitos da menopausa e em alguns tipos de câncer como de mama. Quando se refere à dieta adequada, que inclua frutas, vegetais e grãos integrais, é de concordância geral entre todas as literaturas que a ingestão de soja influencia na prevenção do aparecimento do câncer de mama devido aos compostos fitoquímicos presentes neste grão que atuam como quimiopreventivos no organismo, diminuindo a incidência desta patologia.
Palavras-chaves: Câncer de mama, neoplasia, isoflavonas, prevenção, dieta.
ABSTRACT:
Cancer can be defined as a chronic multifactorial disease characterized by uncontrolled growth of cells, so the breast cancer develops from these