vidrarias usadas em laboratorio
Béquer: utilizado para reações entre soluções, dissolução de substâncias, reações de precipitação e aquecimento de líquidos. Deve ser aquecido com tela de amianto.
Erlenmeyer: utilizado para titulações, aquecimento de líquidos, dissolução de substâncias e reações entre soluções. Para o seu aquecimento deve-se usar tripé com tela de amianto. Tubo de ensaio: empregado para reações em pequena escala, notadamente em testes de reação. Pode ser aquecido com cuidado diretamente sobre a chama do bico de
Bunsen.
Estante: usada como suporte para os tubos de ensaio. Balão volumétrico: Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções em laboratório. Suporte universal: realiza a sustentação de várias estruturas, como garras, argolas, etc.
Proveta: instrumento graduado para medir com exatidão o volume dos líquidos.
Anel ou argola: Usado como suporte do funil na filtração. Pipetas: utilizadas na medida e transferência de líquidos. Podem ser graduadas (medem frações de volume) ou volumétricas (medem um volume fixo, possuem maior exatidão que as graduadas).
Pinça de madeira: usada para prender os tubos de ensaio durante o aquecimento.
Funil: utilizado na transferência de líquidos. Quando associado ao papel de filtro, pode ser também utilizado para filtração e retenção de partículas sólidas. Não deve ser aquecido.
Vidro de relógio: usado em análise, em experimentos envolvendo evaporação. Tripé de ferro: suporte para efetuar aquecimentos. Sobre ele usa-se a tela de amianto.
Bico de Bunsen: dispositivo utilizado para aquecimento. Possui chama regulável.
Tela de amianto: suporte para as peças a serem aquecidas. A função do amianto é a de distribuir uniformemente o calor recebido pelo bico de Bunsen.
Pisseta ou frasco lavador: Usada para lavagens de materiais ou recipientes através de jatos de água,