Vidraria usada em Laboratório de Química
Logo abaixo segue descrição de cada material conhecido e experimentado, em nossa primeira aula prática:
1.Frasco lavador ou pisseta: - Estes frascos ou pissetas, são utilizados para armazenar vários tipos de líquidos, como a água destilada que serve para limpar os tubos de ensaio e também preparar algum tipo de solução. Existem frascos com cores das tampas diferenciadas para identificar com mais facilidade o que está sendo guardado dentro deles.
2. Bastão de vidro: - Conhecido como bastão de vidro, tem a função parecida com a de uma “colher”, serve para mexer, agitar as soluções.
3. Balões volumétricos: - Os balões volumétricos podem ser utilizados para preparar soluções, para desliar soluções e também para aquecer soluções, pois esses balões eles possuem o fundo deles bastante chatos dando maior estabilidade para apoiar em mesas, chapas e outros lugares de apoio. E também em cada balão volumétrico existe um linha muito fina que mostra o limite deles, essa linha é chamada de menisco.
4. Pipetas volumétricas: - As conhecidas pipetas servem transferir volumes variados de um lugar para outro, existem as pipetas com um bulbo (como a da imagem) e também as graduadas.
5. Proveta: - As provetas são equipamentos que servem para medir volumes, eles existem em vários tamanhos. Algumas delas podem ter uma “barra protetora” em volta dela próximo a boca, que serve para proteger os dedos dos produtos químicos que irão ser colocados ali.
6. Haste Universal: - A Haste serve para montar vidrarias, montar um sistema, onde assim ela funciona como a espécie de uma “mão” para podermos ficar com as nossas mãos livres e realizar a experiência.
7. Espátulas:
- Há espátulas de aço inoxidável, porcelana e colher. Na aula prática nos foi apresentado a espátula de aço. Tem como função retirar substâncias químicas sólidas dos seus frascos.
8. Erlenmeyer: - Tem como finalidade fazer