A influência de fatores condicionantes na tomada de decisão
Preservação ambiental e o uso de lâmpadas economizadoras
RESUMO
Este artigo pretende clarificar se fatores externos como o autocontrolo ou as redes sociais podem ser usados como uma ferramenta que aponta para a satisfação dos consumidores. Os resultados de um estudo indicam que fatores ecológicos condicionam a motivação dos consumidores, agregando um determinado valor na mente dos mesmos. Sugere que os consumidores optam por produtos verdes apesar de no entanto não saberem de que materiais são fabricados. O conhecimento acerca das questões ambientais e as atitudes corretas de preservação ambiental já se encontram presentes na mente do consumidor.
Palavras-chave: satisfação do consumidor, motivação, produtos verdes, questões ambientais, preservação ambiental
ABSTRACT
This paper intends to clarify if external factors such as self or social networks can be used as a tool that indicates consumer satisfaction. The results of a study suggest that ecological factors influence the motivation of consumers, adding a certain amount on your mind. Suggests that consumers choose green products despite not yet knowing what materials are manufactured. The knowledge of environmental issues and the right attitudes of environmental preservation are already present in the mind of the consumer.
Keywords: customer satisfaction, motivation, green products, environmental issues, environmental preservation.
Introdução:
Segundo Kotler (1998), a área do comportamento do consumidor estuda como pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam produtos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer as suas necessidades e desejos.
As organizações procuram, através do estudo e observação do comportamento dos compradores, desenvolver métodos e técnicas que permitam mais interação com o decisor da compra.
A tomada de decisão é então uma variável suscetível a mudanças e adaptações de forma a