A influência das políticas econômicas no consumo
A influência das políticas econômicas no consumo _____________________________________________________________________________
Mateus Magnus Pimentel paape
Warley Miloski
Este trabalho busca explicar como as políticas governamentais estão diretamente ligadas ao consumo, através de exemplos dados e fatos históricos.
Campos dos Goytacazes
2012
1.INTRODUÇÃO O Governo dispõe de instrumentos de regulamentação da Macroeconomia, introduzidos por J. M. Keynes como as Políticas: Fiscais, Monetária, Cambial e Comercial e de Rendas, que estão diretamente ligadas a produção e consumo. É possível perceber a atuação do governo em diversas áreas do mercado, visando o crescimento e aquecimento da economia ou a proteção do mercado interno, quando não os dois. A principal matéria prima para analise e entendimento da atuação do governo através de políticas fiscais (IPI) são dados e gráficos posteriores a sua implementação explicitando uma relação de causa e efeito.
2.OBJETIVO Este trabalho busca explicar como as políticas governamentais introduzidas por J.M Keynes influenciam diretamente ou indiretamente o consumo através do IPI(política fiscal) e sua relação com o consumo de carros.
3.METODOLOGIA Através de dados coletados em sites públicos e privados, explicitamos os efeitos da intervenção governamental na economia através de uma analise nos efeitos da políticas fiscal por meio da redução do IPI pronunciada pelo ministro da Fazenda Guido Mantega em 2009.
4. POLÍTICA FISCAL E O IPI
Define-se política fiscal, a atuação do governo na arrecadação de impostos e seus gastos. No periodo 2009 o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou o redução do IPI para indústria automotiva e os custos dos bancos para concessão de crédito para compra de carros, visando o “aquecimento” da economia e reduzir as importações, com o objetivo de proteger o mercado interno, e a autonomia frente à desaceleração da economia