Análise do ciclo de vida do aço na construção civil
Análise de Ciclo de Vida de Produtos
André Luis Surdi Santini
Jean Evaristo
Joel Marcos Possamai
Natacha Goes Borges
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Engenharia Civil (ECV17)
22/10/2012
Aço
A indústria da construção civil é uma das principais consumidoras de aço no mundo e em 2010 foi o setor que mais utilizou o minério no Brasil. Foram mais de 14,4 milhões de toneladas utilizados nos canteiros de obras por todo o país.
A exploração deste material é importante para o desenvolvimento das cidades, mas, também implica em explorar terrenos, já que onde uma vez extraído, o minério de ferro não se renova, e assim, passa-se a exploração de outros locais. O mau uso desse material importantíssimo para todos os níveis da sociedade pode agravar ainda mais a problemática ambiental na qual todos, em maior ou menor grau, estão envolvidos.
Comercializado nas mais diversas formas, o aço é matéria-prima não só para a construção civil, mas também para outros setores de produção de bens e consumo. O material, sem dúvida, revolucionou a indústria e a vida das pessoas e de uns tempos para cá desperta preocupação com o alto índice de exportação, e de poluição gerada na indústria siderúrgica.
Além de seu uso diminuir o tempo de entrega de obras e elevar sua resistência e durabilidade, esses e outros fatores garantem ao aço espaço fundamental em construções de pequeno, médio e grande porte, por isso, uma utilização eficaz vai garantir ao executor maior excelência no processo e benefícios reais para a sociedade, se o mesmo for reciclado e não descartado de maneira incorreta.
Processos de Extração:
Desmonte
A etapa do desmonte e o método que a ser utilizado depende do tipo de lavra executado. A lavra pode ser do tipo convencional (cíclica), com o uso de explosivos, seguindo etapas de perfuração, carregamento e detonação, remoção dos gases, limpeza da frente, ou contínua, com o uso de equipamentos que desagregam rocha por