A influência da mídia no sistema penal
CURSO DE DIREITO
PESSOA1
PESSOA1
PESSOA3
PESSOA4
PESSOA5
PESSOA6
A MÍDIA
E SUA INFLUÊNCIA NO SISTEMA PENAL
CAMPINAS
2013
PESSOA1
PESSOA2
PESSOA3
PESSOA4
PESSOA5
PESSOA6
A MÍDIA
E SUA INFLUÊNCIA NO SISTEMA PENAL
Trabalho elaborado no curso de Direito da UNIP (Universidade Paulista) para a disciplina de Interpretação e Produção de texto com o intuito de explanar a influência da mídia no sistema penal brasileiro.
CAMPINAS
2013
Sumário
Introdução 4
Imprensa 5
Sistema Penal Brasileiro 6
Imprensa versus Sistema Penal 9
Aspectos positivos da Imprensa 9
Caso “Motta Coqueiro” 10
Caso “Monstro da Mamadeira” 13
Conclusão 14
Bibliografia 16
Introdução
A mídia é responsável por nos informar sobre os fatos que acontecem no ambiente que nos cerca. O conhecimento de diversos acontecimentos e das diferentes propostas de correlação com o mesmo depende de transformá-lo em noticia.
Os meios de comunicação, consequentemente, concedem as informações e as formações de opiniões publicam. Debatendo os principais problemas sociais, a mídia seleciona os acontecimentos que serão noticiados e estabelecem as noticias que serão alvos de questionamento social. Os meios são verdadeiros agentes de domínio social que caracterizam e determinam o problema ao mesmo tempo em que generalizam expectativas e atitudes perante um conflito.
Um dos principais focos dos meios de comunicação é o fenômeno criminal. Sempre vemos, em revistas e jornais, matérias especificas para a “investigação” do crime e na televisão os programas dedicados a analisar o crime aumentam diariamente.
A concentração da mídia no evento criminal pode ter um efeito benéfico: a exibição de certos casos mostram que existe um conflito social e em que estagio o mesmo se encontra. Porém, por trás dessa aparência positiva, encontra-se uma realidade negativa: o desejo por audiência, que os fazem lançar nos meios de