A Influ Ncia Do Poder E Da Manipula O
ESTER SANTOS
ELZIR SOUZA
JANN FILIPE
A influência do poder e da manipulação
Trabalho entregue com requisito parcial para avaliação na disciplina Ética e Comunicação do professor Jorge Vieira do curdo de jornalismo da Faculdade de Educação e comunicação – FECOM.
CENTRO UNIVERSITÁRO CESMAC
CURSO DE JORNALISMO
MACEIÓ/AL
NOVEMBRO DE 2014
A influência do poder e da manipulação: o caso da publicidade
O desenvolvimento da comunicação é radiado de interesses de todo tipo, influenciar sobre opiniões públicas, orientar sobre distintos delineamentos políticos ou comerciais. A partir do objeto do consumo; os jornais, espaços televisivos, programas radifônicos, sites de internet. É difícil garantir uma independência econômica pelo fato de sempre surgir uma nova necessidade capitalista.
No período da evolução da comunicação, há duas vertentes: possuem o objeto de consumo para venda e obtenção de beneficio, outros como portadores de uma importante função social e criadores de opiniões, o questionamento mais frequente é sobre esse equilíbrio entre capitalismo e função social, mas sempre vence o fator capitalista. Porque é complicado exercer uma atividade profissional honrada, baseada em valores quando o componente mercantil predomina.
A função empresarial é ter ética de informação, não é ganhar maior quantidade de dinheiro possível, mas fazer o melhor produto informativo. O profissional deve conserva sua independência, apesar das pressões políticas, principais geradores de noticia para redação.
A estratégia da manipulação é abuso de linguagem, o profissional manipulador utiliza palavras e expressões que possuem grandes prestígios entre o público (liberdade, direitos humanos, democracia, situação conjugal, alternativa política). Sensacionalismo é o exagero intencional da conduta da noticia, isso alimenta em sua maioria, as classes médias e baixas baseiam-se no exagero de títulos e fotografias, sempre grandes para chamar atenção dos