A INFLU NCIA DA M DIA SOBRE O JUIZ PENAL E A SOCIEDADE
Com a evolução da sociedade, muitas coisas mudaram, como a transmissão de informações, que antes demorava chegar a todas as pessoas, e hoje tem muita agilidade, e aí entra o papel da mídia, que são os meios de comunicação de massa, que transmiti tudo com precisão e transparência.
A mídia se manifesta muitas vezes fazendo pressão na sociedade, mostrando os fatos de uma forma clara e com uma linguagem clara, e assim, na maioria das vezes convencendo a sociedade de dar opiniões nas decisões, o que acaba influenciando na decisão do juiz penal. O foco da mídia é mostrar as noticias de uma forma objetiva, mas ela não tem tanto conhecimento sobre justiça, e isso acaba atrapalhando, pois falam de coisas que não conhece.
São várias as influências que a mídia faz, ela não possui limites, há algumas que julgam um acusado antes mesmo de ser julgado pelo juiz, e assim, pressionando o juiz, ele acaba agindo de uma maneira que agrade a todos, menos o condenado.
Todavia, podemos perceber que a mídia tem seus pontos positivo e negativo, o ponto positivo é que ela traz informações para as pessoas sobre tudo que acontece na sociedade, e com isso as pessoas se manifestam, ou seja, dão opiniões, e juntando a sociedade com a mídia eles fazem pressão na justiça, fazendo ela tomar providências e ir atrás dos fatos. O ponto negativo é que a mídia da opinião sobre os fatos, e ela tem pouco conhecimento jurídico, mostrando os criminosos de um jeito assustador. Portanto, a mídia influência na sociedade e também nas decisões judiciais, de uma forma contribuindo e de outro modo atrapalhando por que ela influência muito nas decisões penais. A mídia é um ótimo meio de comunicação para a sociedade, só tem que agir com mais cautela.
PALAVRAS-CHAVE: MÍDIA, JUIZ, SOCIEDADE E INFLUÊNCIA.