projeto de pratica regional 2
DE GEOGRAFIA REGIONAL
LAÍS NUNES DA SILVA,RA 1130709
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
VITÓRIA-ES
2014
O “NORTE RICO”: A ITÁLIA
Mapa geográfico da Itália. Encarta.
INTRODUÇÃO:
O que queremos dizer aqui é que não somente é importante saber que determinado país apresenta o maior índice de desenvolvimento econômico, como também intender como a integração dos aspectos físicos, econômicos e sociais de seu território ofereceu condições para que ele assuma tal condição de destaque no cenário e como isso ocorreu ao longo do tempo.
Para compreender os países em sua totalidade, é importante observa-los como expressão de um longo tempo de ações humanas sobre o espaço natural. Portanto devemos analisar elementos naturais, antrópicos e a historia que levou a tal configuração, buscando compreender as relações entre cada um desses elementos. Também é fundamental estabelecer as semelhanças (populacionais e econômicas) que justificam a formação de uma região mundial e, assim, compreender por que estudamos os países ricos no norte.
DESENVOLVIMENTO
A geografia da Itália é um domínio de estudos e conhecimentos sobre as características geográficas do território Italiano. A península itálica está no sul da Europa, onde predomina o clima temperado mediterrânico. É limitada ao norte pelos alpes e ladeado a oeste pelo mar tirreno e a leste pelo adriático. A república italiana é constituída, além da península, por várias ilhas, das quais a Sicília e a Sardenha são as maiores. O território italiano tem uma superfície de 301401 km², com um comprimento máximo de 1300 km, e uma largura de 600 km. Estende-se no centro do mar mediterrâneo, tendo ao sul e ao oeste duas grandes ilhas: a Sicília e a Sardenha. Ao norte da Sicília situa-se o arquipélago das eólias, composto pelas pequenas ilhas vulcânicas de stromboli, lipari, vulcano,alicudi, filicídio, salina e panarea
Localização da Itália (em vermelho)
No continente Europeu (em