A industrialização e o impacto ambiental
Mudança
Personagens: Nesta cena só entram duas personagens: D. Madalena e Manuel de Sousa Coutinho. Ambas são personagens principais e redondas, porque estas vão evoluindo e no final da obra mudam de vida, morrem para o mundo físico, mas nesta cena específica, são personagens planas, porque D. Madalena mantém a sua opinião sobre não querer mudar-se e Manuel de Sousa Coutinho faz o mesmo, dizendo que vão-se mudar à mesma.
Estrutura interna Esta cena faz parte do Acto I - conflito e o assunto da mesma é a angústia, o medo de D. Madalena por ter que voltar ao palácio de D. João, que lhe trazia tantas memórias que a atormentavam. Estrutura externa Externa: Esta cena faz parte da obra Frei Luís de Sousa, que é composta por 3 actos. O I e III com 12 cenas e o II com 15 cenas.
Espaço físico A acção decorre no Palácio de Manuel de Sousa Coutinho em Almada, mais precisamente na câmara antiga luxuosa, elegante, com um ambiente rico.
Espaço psicológico
D. Madalena: D. Madalena está a sofrer, está aterrorizada e atormentada com a ideia de ir viver para o palácio de D. João porque lhe traz memórias e realça o seu sentimento de culpa e pressente que algo de mau vai acontecer, tornando os seus medos e receios cada vez mais reais. Tráz-lhe “… para aquela casa não, não me leves para aquela casa! (Deitando-lhe os braços ao pescoço) ”
“… vamos seja para onde for, para a cabana de algum pobre pescador desses contornos, mas para ali não, oh! Não.” – D. Madalena apela à compaixão de Manuel de Sousa Coutinho. “(…)mas tu não sabes a violência, o