A inclusão escolar de crianças surdas: métodos de ensino em duas escolas
Nos dias de hoje a inclusão de alunos surdos na rede regular de ensino tem gerado discussões e polêmica entre muitos estudiosos, profissionais da educação e familiares que buscam uma melhor qualidade de ensino para seus filhos e alunos.
As políticas educacionais no Brasil, no final da última década vêm direcionando o atendimento escolar numa proposta do movimento da Educação Inclusiva, oferecendo “Educação para Todos”. Porém, sabe-se que apenas oferecer o acesso não é suficiente para garantir a permanência e a qualidade do ensino destinado aos alunos nas escolas, principalmente daqueles denominados – Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.
A questão da inclusão é um tema que vem sendo abordado a partir de diferentes perspectivas, dentre elas os direitos da pessoa com deficiência e o exercício da cidadania, a exposição à língua de sinais e/ou ao português. Embora essa diversidade resulte em um referencial bibliográfico rico, ainda há pouca discussão sobre a implementação da inclusão escolar e sobre a percepção dos professores envolvidos neste processo.
Por isso o movimento da inclusão educacional evoca a transformação dos sistemas educacionais efetivadas a partir de uma mudança na gestão da educação, por meio do cumprimento da legislação, da formação dos professores e da eliminação dos entraves estruturais pedagógicos, dialógicos e comportamentais. Além de que, a educação inclusiva, é entendida entre outros aspectos, por muitos estudiosos, como mecanismo que assegura o direito constitucional de qualquer criança, jovem e adulto de acesso e de permanência às escolas regulares.
Com o intuito de entender melhor essa situação com relação à inclusão e por ter vínculos parentescos com uma criança surda matriculada na rede regular de ensino, despertou em mim o interesse de conhecer e compreender essa inclusão mais de perto e por que não na própria sala de aula. Observando os métodos de ensino, o desenvolvimento e estimulação dos alunos surdos, a