A inclusão do surdo no ensino regular
Palavras Chave: Educação, Inclusão, Surdez.
INTRODUÇÃO
1
O ensino especial foi organizado para atender exclusivamente a alunos excepcionais. Distinguir as diferenças é eficaz no caminho da integração e, principalmente, de inclusão onde se espera que o professor não faça da turma uma homogeneidade, trabalhando como se todos tivessem a mesma capacidade na sua construção do conhecimento.
A ideia de uma sociedade inclusiva se fundamenta numa filosofia que distingue e estima a desigualdade, como atributo inerente à construção de qualquer sociedade. Partindo desse principio e tendo como horizonte o cenário ético dos Direitos Humanos, sinaliza a obrigação de se garantir o acesso e a informação de todos, a todas as ocasiões, involuntariamente das distinções de cada individuo.
O padrão da inclusão vem ao longo dos anos, procurando a não exclusão escolar e propondo ações que garantam o acesso e conservação do aluno com deficiência no ensino regular. No entanto, o padrão da segregação é forte e enraizado nas escolas e com todos os enigmas e desafios a encarar, acabam por reforçar o desejo de mantê-los em