a inclusão de deficientes fisicos nas aulas de educação fisica escolar
Inclusão de deficientes físicos nas aulas de educação física escolar.
Elisangela Vieira, Maria José Balbino do Nascimento, Ricardo Victorino.
Centro universitário Nossa Senhora do Patrocínio.
Resumo
Trazer presente as muitas discussões sobre a importância da inclusão e integração do aluno com deficiência física no âmbito da escola regular e nas aulas de Educação Física é muito importante.
Podemos dizer que deficiência física se caracteriza por debilidade de alguma forma em realizar certas tarefas, por motivo da falta do movimento corporal, parcial ou total, ou até mesmo a falta de algum membro do corpo. Cabe ao profissional auxiliar o deficiente para a realização de tarefas, adaptando as atividades para que estes possam realizá-las. Hoje no contexto social em que vivemos as pessoas com deficiência são consideradas incapazes e ineficientes. Pensando nessa problemática a Educação Física quer resgatar uma educação para todos, principalmente no que se refere aos alunos com deficiência, conhecer suas possibilidades e vencer seus limites, facilitando a sua participação sempre que possível nas aulas de Educação Física, promovendo a interação entre todos os alunos. Esse assunto nos chamou a atenção, pois, observamos que esse processo vem encontrando dificuldades para desenvolver-se, algumas escolas não tem estrutura física para receber crianças com qualquer deficiência, há também falta de informação, e preparação para os professores. É necessário que os professores de Educação Física tenham uma idéia mais ampla do que seja movimento para valorizar cada passo obtido pelo aluno na execução das atividades propostas e isso é inerente ao ser humano independente de ele apresentar necessidades educativas especiais ou não.
Palavras chaves: escola regular- políticas de inclusão- deficiência.
Introdução
Cada vez menos pessoas estão sendo envolvidas nas aulas de Educação Física, isto é, tendo oportunidades somente aqueles que são mais aptos, os melhores