A inclusão de Deficientes de Necessidades Especiais na Educção Física
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA COMO FORMA DE INCLUSÃO DE PESSOAS
COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
THAMYRES DE SOUSA GOMES
Orientadora: Prof. Dra. Renata Elias Dantas
JUNHO/2013
BRASÍLIA-DF
RESUMO
Introdução: A inclusão de crianças com necessidades especiais nas aulas de
Educação Física escolar é um desafio a ser vencido pela escola, pois promove, além da integração e socialização, o respeito as diferenças. Para proporcionar um ensino de qualidade é relevante que se conheça as deficiências, e para que haja inclusão, é preciso adaptar as atividades como forma de beneficio à todos. A Educação Física contribui para o processo inclusivo nas escolas regulares, e permite a relação entre crianças, estabelecendo a troca de experiências. Objetivo: O presente estudo tem o objetivo de abordar aspectos da inclusão de alunos com necessidades especiais nas aulas de Educação Física, disciplina esta que contribui para o desenvolvimento integral da criança. Materiais e métodos: o estudo foi realizado através de uma pesquisa de natureza exploratória em livros e revistas, logo após a leitura exploratória foi realizada leitura seletiva, analítica, e finalizada com leitura interpretativa. Revisão de literatura: deficiência é caracterizada como ausência ou dano estrutural de aspectos psíquicos, físicos e anatômicos, provisório ou definitivo
(ANIRALIAN, et. al., 2000). Existem vários direitos que beneficiam deficientes, mas é lento o processo inclusivo nas escolas (MENDES, 2006). Conclusão: Alguns fatores como falta de estrutura das escolas, falha na formação de professores, falta de informação são norteadores no processo de inclusão.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Física e deficientes, definição de deficiência, problemas nas escolas, escola inclusiva, formação de professores.
ABSTRACT
Introduction: The inclusion of children with special needs in school physical
education