Capitalismo,Socialismo,Monarquia e Comunismo
O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta ,demanda, preço , distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. É dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo. O termo capitalismo foi criado e utilizado por socialistas e anarquistas (Karl Marx,Proudhon,Sombart) no final do século XIX e no início do século XX , para identificar o sistema político - econômico existente na sociedade ocidental quando se referiam a ele em suas críticas.
O capitalismo se refere ao processo de acumulação de capital . Não há consenso sobre a definição exata do capitalismo, nem como o termo deve ser utilizado como categoria analítica. Há, no entanto, pouca controvérsia que a propriedade privada dos meios de produção, criação de produtos ou serviços com fins lucrativos num mercado , e preços e salários, são elementos característicos do capitalismo. Há uma variedade de casos históricos em que o termo capitalismo é aplicado, variando no tempo, geografia, política e cultura.
O capitalismo como um sistema intencional de uma economia mista desenvolvida de forma incremental a partir do século XVI na Europa, embora organizações proto-capitalistas já existissem nomundo antigo e os aspectos iniciais do capitalismo mercantil já tivessem florescido durante a Baixa Idade Média . O capitalismo se tornou dominante no mundo ocidenal depois da queda do feudalismo. O capitalismo gradualmente se espalhou pela Europa e, nos séculos XIX e XX, forneceu o principal meio deindustrialização na maior parte do mundo. As variantes do capitalismo são: o anarco- capitalismo, o capitalismo corporativo , o capitalismo de compadrio , o capitalismo financeiro, o capitalismo laissez -faire , capitalismo tardio , o neo-capitalismo , o pós