Direito
Para entendermos como funciona o nosso sistema de governo, é necessário conhecermos os conceitos de Democracia, Capitalismo, Socialismo, Comunismo, Liberalismo, Neoliberalismo, as Formas e os Sistemas de Governo. Assim, teremos uma visão mais ampla e aprofundada deste tema.
A presente pesquisa acadêmica pretende esclarecer esses papeis e permitir um maior entendimento ao cidadão principalmente nós estudantes, com relação ao assunto que aqui será exposto. Pois conhecendo as formas de governo permitirá ao leitor um senso crítico para fiscalizar o Estado e acima de tudo exercer a sua cidadania.
Formas de governo é um modelo institucional de administrar uma sociedade. Dessas formas originaram-se as práticas governamentais: a monarquia, o anarquismo e a república. E também as práticas governamentais: o absolutismo, a democracia, o parlamentarismo, a aristocracia, o presidencialismo e o totalitarismo.
3
Formas de Governo
A expressão formas de governo se trata de estudar os órgãos de governo, através de sua estrutura fundamental e da maneira como estão relacionados. As formas de governo são extremamente variáveis, não havendo um só Estado que não apresente em seu governo uma peculiaridade exclusiva. Por esse motivo a classificação das formas de governo só pode ser feita em termos gerais, pela identificação de certas características básicas encontradas em grande número de Estados.
Aristóteles é o autor da classificação mais antiga, das formas de governo, baseado no número de governantes. Ele distingue três espécies de governo: a realeza, um só individuo governa; a aristocracia, o governo é exercido por um grupo; e a democracia (ou república) em que o governo é exercido pela multidão com um interesse geral. Segundo ele, essas formas de governo podem sofrer uma degeneração, quando o governante deixa de se orientar pelo interesse geral e passa a tomar decisões de